quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"É uma coisa que eu não quero nunca parar. Quero ser bailarina." - por Juliana Ravelli

Os rostos nas coxias exibem fisionomias repletas de expectativa. Em instantes, começa mais um espetáculo da Associação Passo a Passo. A platéia do Teatro Clara Nunes, em Diadema, está cheia. Quando a cortina abre, os corpos dançam a coreografia que ensaiaram durante cerca de quatro meses. "Para mim é a realização de um sonho", diz Williana Samoel, 12 anos, aluna há cinco.
Desde 2003, a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) oferece aulas de dança a meninas e meninos da periferia de Diadema. Cerca de 200 alunos aprendem balé clássico de duas a três vezes por semana. Além disso, conhecem outras técnicas, como dança moderna e contemporânea.
"O projeto nasceu para dar continuidade ao curso do Centro Cultural Nogueira, com o intuito de dar formação e não apenas informação", explica Luiza Gentile, presidente e idealizadora do projeto. A dificuldade em conseguir patrocínio fez com que a Passo a Passo quase encerrasse o trabalho. "A gente teve altos e baixos em termos de grana. Perdemos grandes profissionais, mas o importante é que mantivemos a qualidade." A professora e bailarina Marília Costa e Silva precisou se ausentar do projeto por um ano, mas não aguentou a saudade e retornou. "Sei que lá tem um objetivo, não é simplesmente ensinar balé."
Segundo a vice-presidente do projeto, Zandra Maria Teixeira, muitas crianças e adolescentes aproveitam para esquecer os problemas. "Elas não vêm para a Passo a Passo apenas para fazer aula, querem aconchego também."
Com oito anos de existência, a Passo a Passo colhe frutos. Além de vários prêmios conquistados através de festivais ao redor de São Paulo, a Passo a Passo conseguiu seu lugar na cidade de Diadema, através do programa de Ponto de Cultura que através de suas ações, luta pela transformação da sociedade por meio da cultura e arte.
Amanda Gonçalo, 16, começou a dançar na associação aos 11 anos. "Quando era menor, assistia balé na televisão e me apaixonei." Hoje, a garota é um dos grandes talentos da escola. "É uma coisa que eu não quero nunca parar. Quero ser bailarina." (Adaptação por Tamires Reis)

Um comentário:

  1. Nossa, meu texto! Rs
    Gente, tem matéria fresquinha sobre Cisne Negro no meu blog: http://parladanse.blogspot.com
    Leiam e opinem! Vamos iniciar um debate sobre o filme!
    Bjão!!!

    ResponderExcluir