quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pina Bausch


No dia 14 de Abril, as alunas da Passo a Passo Companhia de Dança, foram  assistir a exibição do documentário “Pina Bausch” em 3D, no cinema do shopping Frei Caneca, acompanhadas por Luiza Gentile diretora da companhia.
O documentário foi filmado uma semana após a morte de Pina Bausch  e foi cogitado pelo diretor Wim Wenders não mais realiza-lo. Por insistência da própria companhia o filme foi realizado com depoimentos emocionantes de seus interpretes.

O filme é um espetáculo em tela, oferecendo ao publico momentos de rara beleza, praticidade, criatividade, confiança. Pequenos detalhes que nem sempre conseguimos capitar.


Assistir ao documentário “Pina” em 3D é uma experiência semelhante a de ver o espetáculo no palco. Na verdade nas ruas, nas estações de trem, nas montanhas, ou nos locais mais improváveis. De fato, o palco foi trazido às telas. Wim Wenders tentou captar a essência do pensamento de Pina de que “há situações que nos deixam absolutamente sem palavras e tudo que se pode fazer é insinuar, e quando as palavras também não podem fazer mais nada além de evocar as coisas é aí que entra a dança”.
E onde entrou a dança, Wenders continuou com o cinema que sabe fazer muito bem. Ele conseguiu mostrar o “anjo da dança” que foi Pina Bausch traduzindo essa ideia em imagens, palavras, movimento, música e grata emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário